Para Aderlânia Noronha, o sistema integrado de saúde, proposta pela secretaria estadual de saúde, facilitará o funcionamento do Cartão de Vacinação Digital. Foto: ALECE.

A deputada Aderlânia Noronha (Solidariedade) defende a criação do Cartão Digital de Vacinação e do Banco de Dados para armazenamento das informações no âmbito do Sistema de Saúde Estado do Ceará. Ela é autora do projeto de indicação nesse sentido, que entrou em tramitação na última semana. Para se tornar lei, ele precisa ser aprovado nas comissões da Assembleia Legislativa e depois retornar à Casa em forma de projeto de lei assinado pelo Poder Executivo.

A parlamentar utilizou-se do tempo do Pela Ordem para explicar seu projeto, na manhã desta terça-feira (27). Segundo ela, o Cartão Digital de Vacinação deverá utilizar recursos computacionais para cadastrar informações de vacinação, contendo, dentre outros dados, o local, o lote de fabricação, data de vacinação e fabricante. Acrescentou que os dados referentes à vacinação deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados, tanto pelo sistema público, quanto pelo sistema privado de vacinação, sendo disponibilizados de forma eletrônica e via internet.

Os dados armazenados devem ser utilizados para o planejamento de ações sanitárias, promoção de campanhas de conscientização, aquisições de vacinas e sua administração de forma adequada.

Em seu pronunciamento, Aderlânia explicou ainda que o Cartão Digital vai resolver o excesso de problemas que os cartões impressos apresentam, como por exemplo, a perda de carteiras, livros velhos inelegíveis e estragados de registro de vacinação. ”As doenças endêmicas preocupam a saúde pública há muito tempo. As grandes endemias constituem hoje um dos maiores desafios à saúde uma vez que atingem principalmente pessoas menos favorecidas”, destacou. Aderlânia espera tratar do projeto diretamente com o secretário de saúde, Dr. Cabeto.