Deputado Marcos Sobreira /Foto: ALCE.

O deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) saiu, nesta sexta-feira (02), em defesa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e afirmou seu repúdio às declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Nós não podemos permitir que o líder do Executivo deste país desrespeite o sigilo dos advogados”, defendeu o pedetista. Bolsonaro questionou a postura da OAB ao defender o sigilo  telefônico de advogado de Adélio Bispo, autor da facada durante a campanha: “Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB?”, questionou o presidente.

“Durante a discussão, Bolsonaro disse que a OAB estaria protegendo um réu e as palavras foram neste sentido, em tom de deboche. A OAB é uma instituição defensora da democracia e da ordem cidadã e representa milhares de advogados em todo o País, sendo uma verdadeira guardiã da Constituição”, afirmou Sobreira. Bolsonaro, logo após a declaração ainda fez comentários agressivos sobre a morte do pai do presidente da OAB, Fernando Augusto de Santa Cruz, morto por agentes do Estado durante o período da Ditadura Militar.

Em aparte, o deputado Tony Brito apoiou o posicionamento do pedetista. “Os advogados desempenham uma função essencial à Justiça como porta-vozes da sociedade perante à máquina do Estado”, disse.

Por outro lado, o deputado Audic Mota (PSB) defendeu que o presidente da ordem deveria se afastar do cargo para que o atrito com Bolsonaro não recaísse sobre a instituição.

“Este conflito entre o presidente da OAB e o presidente da República não poderia ser interpretado como uma briga da entidade, já que houve uma carga de personalismo muito grande de parte a parte”, afirmou Audic. Marcos Sobreira, no entanto, explicou que seu posicionamento não se dava em razão das declarações sobre o pai de Santa Cruz, mas sobre as críticas do presidente às prerrogativas do advogado, como o direito ao sigilo.