O vereador Antônio Henrique, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, entende que esse evento é importante para o Legislativo da Capital. Foto: Câmara Municipal.

Teve início, nesta quinta-feira (08), a Oficina de Revisão do Regimento Interno na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). O evento segue até a sexta-feira (09) com a palestras ministradas pelo assessor jurídico do Senado Federal, Tairone Messias Rosa, e do advogado especialista em Direito Constitucional e analista do Senado Federal, Eduardo Pereira da Silva.

Denominado de Programa de Capacitação Legislativa – “Nosso Conhecimento. Nossa Fortaleza”, o evento tem como objetivo fornecer subsídios para os vereadores, servidores e assessores do Legislativo para revisão do Regimento Interno que é o manual diário de trabalho dos parlamentares.

Durante os dois dias de curso, deverá ser apresentado a importância desse texto legal que, juntamente com a Lei Orgânica do município, rege a vida dos municípios. A programação prevê explanação sobre os tópicos regras regimentais; organização da CMFor; prerrogativas regimentais do vereador; processo legislativo; regras de deliberação parlamentar e outros assuntos.

Um dos momentos mais aguardados é a análise dos textos da Casa, que servem como base para identificar e sanar possíveis incongruências nos documentos e que possam, posteriormente, proceder com as atualizações. O treinamento é realizado pelo Interlegis, um programa do Senado e será conduzido pelos servidores Tairone Messias Rosa, assessor jurídico, e Eduardo Pereira da Silva, especialista em Direito Constitucional.

Esta iniciativa é parte dos trabalhos da Comissão Especial de Atualização e Aprimoramento do Regimento Interno da Casa, presidida pelo vereador Gardel Rolim (PPL). Também são membros da Comissão os seguintes parlamentares: Didi Mangueira (PDT), Iraguassú Filho (PDT), Dr. Porto (PRTB), Guilherme Sampaio (PT), Libânia (PR) e Márcio Cruz (PSD). Além disso, o colegiado possui suporte técnico de servidores da Casa atuantes na Coordenadoria Geral Legislativa (Cogel), na Coordenadoria das Comissões Técnicas, no Departamento Legislativo e no Departamento Jurídico.

A Mesa Diretora, que tem à frente o presidente Antônio Henrique (PDT), acredita que essa iniciativa fortalece o Poder Legislativo e estimula a modernização da Casa, dando ainda mais robustez, eficiência e transparência aos trabalhos realizados pelos vereadores.

Com informações da assessoria da Câmara