Assinatura de Convênio entre UFC e SRH /Foto: UFC

Uma parceria entre instituições públicas estaduais e a Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibilizará um grupo de trabalho para a criação de um “centro de águas” no Estado do Ceará. O equipamento, que ainda não tem nome definido, desenvolverá a cadeia produtiva dos recursos hídricos estaduais. O centro funcionará no Parque Tecnólogico da UFC.

Segundo o reitor da UFC, Henry Campos, a criação desse centro vem sendo debatida há dois anos, com o apoio do Governo do Estado. O equipamento deverá analisar questões ligadas à gestão de recursos hídricos e ao uso da água, gerando maior eficiência na irrigação e no uso urbano, entre outros.

“Com essa proximidade com a academia, tivemos um processo de retroalimentação, de feedback muito grande entre a prática e a academia. E a gente não pode se abster de alçar voos mais altos. A ideia é unir a prática e a academia para melhorar não só os procedimentos do nosso dia a dia, mas para avançar ainda mais no sentido de galgar novos patamares”, afirmou o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira.

Participarão do centro, além de representantes da UFC, técnicos das Secretaria dos Recursos Hídricos do Governo do Estado do Ceará (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).