Vereador Guilherme Sampaio. Foto: Câmara Municipal.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) anuncia que será candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores em Fortaleza. O pleito está previsto para ocorrer no dia oito de setembro. O parlamentar deve oficializar sua candidatura até a próxima sexta-feira (26).

Guilherme é líder da bancada petista na Câmara Municipal de Fortaleza e diz contar com apoio de grupos partidários, além do atual presidente do partido na Capital, Deodato Ramalho. Uma das metas do parlamentar à frente do PT em Fortaleza, segundo afirma, será elaborar um programa popular voltado para a consolidação de uma candidatura própria do PT a prefeito de Fortaleza, nas eleições 2020.

O petista também projeta a criação de uma chapa de candidatos a vereadores do partido na Capital cearense, visando ampliar a atual bancada do PT na Câmara Municipal. Atualmente, o Partido dos Trabalhadores conta com três representantes no Parlamento Municipal: os vereadores Ronivaldo Maia, Larissa Gaspar, que recentemente se filiou ao PT, e o próprio Guilherme Sampaio.

A articulação para a eleição da nova direção municipal do PT está ligada a uma candidatura da ex-prefeita Luizianne Lins à sucessão do prefeito Roberto Cláudio. Hoje, em razão do posicionamento do governador Camilo Santana, aliado do grupo liderado por Cid e Ciro Gomes, o PT municipal está dividido, pois os aliados de Camilo o acompanharão na sucessão municipal.

Na última eleição do diretório de Fortaleza, houve uma queda na força da deputada federal Luizianne Lins, pois o resultado da disputa acabou ficando empatada e os dois candidatos, Acrísio Sena e Deodato Ramalho, em razão de interferência da direção nacional do partido acabaram dividindo o mandato de dois anos, como Acrísio assumindo no primeiro ano e Deodato, o hoje presidente ficou com a segunda metade.

O deputado estadual Acrísio Sena que era vereador à época da disputa pelo comando do diretório municipal de Fortaleza, enfrentou o grupo da deputada federal Luizianne Lins. Acrísio sempre foi mais ligado ao governador Camilo Santana, diferentemente de Deodato Ramalho. Guilherme Sampaio, candidato a presidente do diretório municipal do PT será eleitor de Luizianne.