Noélio espera inclusão de agentes prisionais na Lei de Metas de Redução da Criminalidade. Foto: Pio Jr./ALECE.

O deputado Soldado Noélio (PROS) defendeu, nesta quarta-feira (03), durante pronunciamento em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, a inclusão de agentes prisionais na Lei de Metas de Redução da Criminalidade no Estado. Para Noélio, os agentes penitenciários, os policiais militares e civis, são os operadores das ações governamentais para conseguir o resultado positivo, portanto, eles merecem mais atenção.

O parlamentar elogiou as medidas positivas tomadas pelo governador Camilo Santana para combater o crime, como a indicação do secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, mas admitiu que os agentes penitenciários merecem um reconhecimento maior.

Em entrevista, o parlamentar justificou o seu pronunciamento; “os agentes penitenciários ajudaram de forma preponderante para a redução dessa criminalidade, quando trabalharam dentro dessas unidades para moralizar o sistema penitenciário. É preciso que o trabalho deles seja reconhecido e eles sejam incluídos na Lei de Metas, onde o policial militar, o civil e o bombeiro estão lá, e o agente penitenciário, que tem um trabalho primordial e importante, não está incluso”, disse.

Noelio ainda reconheceu o trabalho realizado pelo secretário Mauro Albuquerque nos presídios, mas ressaltou que as mudanças realizadas dentro das unidades para evitar ações criminosas já haviam sido solicitadas, em gestões anteriores, pelos agentes penitenciários.

“O secretário tem um brilhante trabalho e uma contribuição enorme, mas quem consegue o resultado não é ele sozinho. Existe uma tropa de trabalhadores no sistema penitenciário que executam as atividades empenhadas, e esses trabalhadores já cobravam, há tempos, que medidas fossem tomadas, como a retirada de regalias de dentro das unidades. É importante que o Governo mande para a Assembleia uma mensagem incluindo o agente penitenciário na Lei, pois graças ao trabalho deles, também, se conseguiu essa redução”, explicou o Soldado Noelio.

Noélio respondeu a um pronunciamento, feito na mesma sessão de hoje da Assembleia Legislativa, pelo deputado Fernando Santana, enaltecendo as ações do governador Camilo Santana, na área da segurança, resultando na queda de todos os índices de criminalidade no Estado do Ceará. Fernando Santana destacou a atenção dispensada pelo governador ao setor da segurança, desde o início do seu primeiro mandato.

Noélio requereu uma licença de pouco mais de 4 meses das atividades parlamentares, para tratar de interesses particulares, dando oportunidade ao primeiro suplente do seu partido assumir o mandato. O requerimento da licença deve ser votada na sessão ordinária de amanhã, quinta-feira.