Deputado Renato Roseno Foto: Agência Assembleia.

O Comitê pela Prevenção de Homicídios da Assembleia Legislativa inicia, na próxima segunda-feira (12), uma formação para 700 servidores da saúde e 300 da assistência social de Fortaleza no âmbito do atendimento a vítimas de violência. “A gente quer formar servidores públicos, sensibilizá-los para o tema do homicídio”, afirma o relator do Comitê, deputado Renato Roseno (PSOL).

Segundo o deputado, foi realizado um mapeamento institucional dos serviços da saúde e assistência social na Capital, realizado elo Instituto Oca. A partir desses dados, o curso foi elaborado através de um acordo entre as Secretariais Municipais da Saúde (SMS) e dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e a equipe do Comitê.

“A grade aborda temas como: segunda década de vida, políticas públicas de prevenção ao homicidio, atenção às vítimas de violência, como atender vítimas de violência”, explica Roseno. O parlamentar afirma ainda que o curso terá foco em políticas para a segunda década de vida (11 a 20 anos). “É o momento da puberdade, da sexualidade, do início da autonomia, da confrontação com gerações anteriores. Então, causas externas da violência começam, sobretudo, na segunda década de vida”, explica o deputado.

A formação segue até o dia 9 e setembro e tem por finalidade fortalecer a atenção e proteção a famílias de adolescentes vítimas de homicídios. Os servidores das duas áreas serão estimulados a atuar na prevenção de homicídios dentro de suas práticas cotidianas. Segundo Roseno, esses servidores muitas vezes atuam em territórios com altas taxas de violência.