Deputado estadual Romeu Aldigueri /Foto: Blog do Edison Silva

O relator das representações contra o deputado estadual André Fernandes (PSL) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), negou, nesta terça-feira (09), que o processo tenha “esfriado” após o pedido de desculpas do pesselista ao deputado estadual Nezinho Farias (PDT), na última quinta-feira (04), no Plenário.

Segundo Romeu, o processo segue “seu rito normal” e o deputado já apresentou previamente sua defesa sobre a representação do PSDB, a primeira a ser protocolada junto ao Conselho. Em relação à representação apresentada pelo PDT, André já foi notificado e cumpre o prazo regimental de seis sessões para se manifestar.

“Nós já pedimos vários processos, reportagens de jornais, todas as transcrições de todas as sessões que foi falado esse tema na Assembleia, inclusive a sessão também do pedido de desculpas. Já verificamos também a solicitação de pedido da transcrição integral do processo que correu no Ministério Público para que seja feita a instrução do processo e a gente possa criar um convencimento jurídico no nosso parecer. Aí, o presidente [do Conselho de Ética] Antônio Granja (PDT) vai fazer a convocação do Conselho de Ética para apreciar o nosso parecer”, conta Romeu.

No início de junho, André Fernandes usou a tribuna da Casa para afirmar, sem citar nomes, que recebera denúncias acerca do envolvimento de deputados com facções criminosas. O pronunciamento gerou polêmica entre os demais parlamentares, que se sentiram ofendidos pela generalização do colega. André, em seguida, levou a denúncia (a qual  acusava o pedetista Nezinho Farias de ter sido eleito com o apoio de uma facção criminosa e que seu projeto de lei que regulamenta jogos eletrônicos, na verdade, teria por objetivo facilitar a lavagem de dinheiro dos criminosos) ao Ministério Público do Estado do Ceará, onde foi arquivada, duas semanas depois, por falta de provas.