Ministro Dias Tofolli. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil.

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inicia visita aos órgãos do Poder Judiciário no Ceará, nesta quarta-feira (24), como vem fazendo, neste recesso do STF em vários estados brasileiros. Ele ficará no Ceará por dois dias, devendo inclusive ter um encontro com o governador Camilo Santana.  Toffoli  também vai visitar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

No dia seguinte, quinta-feira, ele encerra a visita no Tribunal de Justiça, onde, segundo consta, conversará com jornalistas. Ontem, o presidente do STF e do CNJ esteve em Roraima. Lá, ele disse que é muito “importante que os Poderes (nacionais) estejam atuando de maneira harmônica e que a sociedade veja as instituições funcionando”, enfatizando que  “nessas visitas, temos vindo para ouvir e conhecer a realidade local da Justiça, para ver aquilo que precisa ser melhorado e aperfeiçoado”.

Toffoli afirmou, ainda em Roraima, que vem desenvolvendo um trabalho junto aos tribunais estaduais voltado para a eficiência, a transparência e a responsabilidade na atenção ao cidadão, com destaque para temas que envolvam atenção à primeira infância e aperfeiçoamento da tecnologia dos sistemas judiciais eletrônicos e da execução penal eletrônica. Segundo o presidente do STF, 950 mil processos já se encontram num banco nacional de dados.

Com informações do site do STF