O prefeito Roberto Cláudio e a primeira dama, Carol Bezerra, reuniram na mesa da solenidade de lançamento do mega pacote de projeto, além do governador Camilo Santana, os presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal de Fortaleza, o deputado federal Domingos Neto, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henri Campos, o senador Tasso Jereissati, o ex-ministro Ciro Gomes, o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan e um único  secretário municipal, Samuel Dias. Fotos: Assessoria da Prefeitura

O prefeito Roberto Cláudio lançou, nesta segunda-feira (01/07), no Teatro São José, o maior programa de investimentos da história de Fortaleza. O “Mais Ação” é um mega pacote que garante a conclusão de mais de 700 obras e ações até o final de 2020.

Os recursos, na ordem R$ 1,5 bilhão, são resultado do financiamento de seis bancos nacionais e internacionais, como Caixa Econômica Federal, Santander, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Banco Mundial.

As obras serão realizadas nas sete regionais da Capital, atendendo áreas como Saúde, Educação, Proteção Social e Cultura, Esporte, Urbanização e Meio Ambiente, Infraestrutura, Transporte e Mobilidade. Boa parte das ações já está licitada e as obras começam já neste mês de julho. A outra parte dos investimentos será iniciada em outubro.

“Esses recursos serão aplicados em obras novas que atenderão, principalmente, as áreas mais vulneráveis da Cidade. Além do benefício social, durante as intervenções, teremos dinheiro público gerando emprego e renda na construção civil. Gostaria de lembrar que isso só foi possível em virtude do apoio da bancada federal e dos senadores do Ceará. É um time mobilizado para chegar nesse momento, com dinheiro em caixa, para realizar todos os compromissos prometidos e ir além do plano de governo”, destacou Roberto Cláudio.

O evento de lançamento do pacote contou com a presença da primeira-dama de Fortaleza Carol Bezerra, do governador Camilo Santana, dos presidentes da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, e da Assembleia Legislativa, José Sarto, além do ex-ministro Ciro Gomes, do senador Tasso Jereissati, deputados federais, estaduais e vereadores.

“A Prefeitura e sua equipe técnica estão de parabéns pela estruturação desse volume de investimentos no meio de um momento difícil para o País, onde estados e municípios estão fazendo de tudo para manter boas contas fiscais. É um grande momento que vai beneficiar os moradores de toda a cidade”, avaliou o governador Camilo Santana.

Os investimentos possibilitarão a ampliação de obras que já viraram marca da gestão. Na pasta da Infraestrutura, por exemplo, serão mais 47 Areninhas, 150 praças reformadas e a drenagem e a pavimentação de ruas e avenidas em 10 bairros prioritários. Serão mais de 1.400 trechos atendendo à demanda da população.

Prefeito Roberto Cláudio fala na solenidade de lançamento do pacote de obras, no Teatro São José

Na área da Educação, os valores serão investidos na reforma de 155 escolas e quadras de Fortaleza. Além disso, a Capital ganhará 26 novas escolas, sendo 17 de tempo integral e 36 novas Creches de Tempo Integral.

Na Saúde, 27 postos serão reformados e outros sete serão construídos na Alameda das Palmeiras, Cidade Jardim, Cidade Nova, Miguel Arrais, Curió, Pici e Goiabeiras. O bairro Bom Jardim ganhará um Caps Infantil e toda a Capital será beneficiada com o Hospital da Criança. O futuro equipamento fará parte do Complexo Hospitalar Materno Infantil, ao lado do Hospital Dra. Zilda Arrns Neumann (Hospital da Mulher). Em uma área de cerca de 4 mil m², a estrutura terá 104 leitos, serviço de urgência e emergência, internamento clínico e cirúrgico com atendimento humanizado e espaços lúdicos com brinquedoteca, cinema, salão de beleza e parquinho para possibilitar uma internação menos traumática para pais e filhos.

“Além desses anúncios, eu gostaria de destacar a entrega de mais leitos do IJF2. Já entregamos 130 leitos e vamos entregar este ano, o novo centro cirúrgico, e em 2020, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 30 leitos. Sem falar em toda a reestruturação dos processos, com capacitação de pessoal, concursos e do Programa Médico Família Fortaleza com mais de 140 profissionais na Rede de Atenção Primária”, frisou a secretária Municipal de Saúde, Joana Maciel.

A Prefeitura de Fortaleza também vai investir na saúde animal. Dentro do pacote de intervenções, estão garantidos um novo Vetmóvel e a Clínica Veterinária no Passaré que atenderá gratuitamente.

Entre os investimentos, destacam-se ainda a criação de novos Ecopontos, a construção de mini terminais de ônibus em importantes corredores de transporte, como a Av. Washington Soares, além de obras que incentivam e resgatam a história de Fortaleza, como a reforma do Ginásio Aécio de Borba, a recuperação de lagoas e parques urbanos e outras obras de grande relevância para o dia a dia dos fortalezenses.

Da assessoria da PMF