Tasso e Cid integram bancada de senadores nordestinos. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Os senadores são os representantes dos estados, tanto que, diferentemente da representação estadual na Câmara dos Deputados, que varia de acordo com o número de eleitores de cada unidade federativa, no Senado cada Estado brasileiro tem três senadores.

Assim, o Nordeste tem um terço da composição do Senado, 27 senadores dos 81 integrantes da Casa. Nenhum dos senadores nordestinos, inclusive o líder do Governo, o pernambucano Fernando Bezerra, fez qualquer declaração sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro, em tom pejorativo com os “paraíbas”, no  caso os nordestinos.

Bolsonaro diz ter se referido não aos nordestinos, mas ao governador da Paraíba e mais especificamente ao governador do Maranhão que vivem “esculhambando” o seu governo.

Os senadores e os deputados federais estão de férias, portanto, espera-se que no início de agosto, sobretudo os senadores do Nordeste registrem a indignação com a fala do presidente, como já demonstraram, em carta aberta, todos os governadores desta Região.

Os presidentes de Assembleias Legislativas estaduais nordestinos já se posicionaram contra a fala do presidente Bolsonaro.

Leia a nota do Governador Camilo Santana:

“Governar, para mim, é buscar agir sempre com senso de justiça, com muito respeito, e priorizar o que for melhor para a maioria da população. Terminou a eleição, devemos governar para todos, deixando para trás as diferenças. Isso é a essência da democracia. De minha parte, continuarei lutando de forma incessante para o melhor para o meu Estado e para o meu País. Ajudarei sempre que possível, e criticarei e lutarei contra tudo o que considero injusto e que prejudique a população, sobretudo a que mais precisa. O Nordeste está unido e o Brasil precisa se unir, mais do que nunca. Chega de ódio e intolerância! Tenho muito orgulho do meu Ceará, do meu Nordeste e muito amor pelo meu país”.