Presidente Sarto Durante Balanço do semestre. Foto: Dário Gabriel/ALECE

Além de encerrar as votações antes do recesso regimental, a sessão plenária desta quinta-feira (11) serviu para que o presidente da Casa, José Sarto (PDT) fizesse uma avaliação do trabalhos realizados no primeiro semestre do ano. No início da noite Sarto foi para o Palácio da Abolição, onde assumiu a chefia do Poder Executivo, em razão das férias do governador Camilo Santana, e da viagem para fora do País da vice-governadora Izolda Cela. Sarto governará o Estado do Ceará até quinta-feira da próxima semana.

Na avaliação do seu primeiro semestre como presidente da Assembleia, Sarto avaliou a atuação do Legislativo cearense, nos primeiros meses de atividades dos novos deputados, eleitos no pleito do ano passado, como ‘super-produtivo’, ao tempo que agradeceu o trabalho dos colegas e servidores da Casa. Sarto disse que buscou criar uma Assembleia mais próxima dos deputados, dos servidores e da população em geral, além de trazer para dentro dela um debate das questões regionais.

Presidente da Assembleia assume comando do Executivo por seis dias. Foto: ALECE.

O parlamentar destacou as visitas que fez aos presidentes das Assembleias Legislativas do Nordeste, além da criação do Parlanordeste, para a defesa das questões de interesse da Região nordestina, como o fortalecimento do Banco do Nordeste e do DNOCS. Ressaltou que pessoalmente encontraram-se com os presidentes da Câmara e do Senado, além do ministro Onyx Lorenzoni, não tendo dúvida que isso foi fundamental para impedir que o governo federal mexesse nessas instituições.

Sarto lembrou que a Casa discutiu a Previdência, lutando pela exclusão do texto final de pontos importantes para o Nordeste, como a exclusão do BPC, da Aposentadoria Rural e da desconstitucionalização da matéria previdenciária, retiradas da proposta final que está sendo votada em Brasília. Ressaltou ainda o debate sobre contingenciamento de recursos para universidades públicas, visando sensibilizar o governo federal.

O presidente ressaltou programas criados pela Casa. O Projeto Ideia Certa, que abrange vários temas, dentre eles reeditando o festival de música da Assembleia. Além do Programa Ao Pé da Letra, de estímulo à leitura para alunos da rede pública, com concurso de português, eliminatório, e premiação com cursos de idiomas.

Por fim, lembrou que a Casa está colocando em debate temas que afligem a população e seguirá fazendo isso no decorrer do ano, com temáticas como a violência contra a mulher, o feminicídio, suicídios e a exploração sexual. Como Frustração, citou apenas o fato de por vezes não conseguir dar a celeridade que imaginava a alguns assuntos.

Apartes

Deputados destacaram trabalho de Sarto à frente da AL. Foto: Dário Gabriel/ALECE.

Todos os parlamentares que estavam no plenário apartearem a fala do presidente Sarto, sempre com palavras elogiosas. O deputado Queiroz Filho destacou a preocupação com a “coletividade, o espírito público e os serviços prestados ao Ceará” por Sarto. Evandro Leitão considerou que Sarto “inaugurou uma nova era na Assembleia”. Segundo ele, a condução do Legislativo atualmente reflete o perfil e as características de ser de José Sarto, entre elas, o respeito às opiniões diversas e o diálogo com todos.

Dra. Silvana afirmou que as qualidades do presidente como a firmeza, segurança e serenidade, o farão prosperar em sua gestão. Já Carlos Felipe enalteceu o empenho do parlamentar na busca por recursos para as universidades, lembrando que o Ceará tem desenvolvido um bom trabalho na gestão fiscal e em educação. Todos os demais aparteantes seguiram a mesma linha do elogio ao presidente da Assembleia.

Outros

Antes da fala do deputado José Sarto, outros parlamentares também prestaram contas de seus mandatos, começando com Acrísio Sena e  Júlio César, líder do governo.