Biometria será obrigatória em 202 na cidade de Fortaleza. Foto: TSE

Nas eleições municipais do próximo ano, em Fortaleza, só vota o eleitor que tiver feito o seu recadastramento. Até agora, segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) um milhão de pessoas estão biometrizadas em Fortaleza, estão com suas situações eleitorais regularizadas. O número representa 56,5% dos 1.772.388 eleitores da capital. O Tribunal dispõe de 13 postos de atendimento disponíveis para a população fazer a biometria, emitir o título pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral ou tirar a segunda via.

O cadastro biométrico em Fortaleza segue até o dia 29 de novembro de 2019. 771.009 eleitores ainda não realizaram o procedimento. O cadastramento é necessário para que o eleitor consiga realizar algumas atividades da vida eleitoral e civil.

O não comparecimento resulta no título cancelado, o que poderá trazer uma série de consequências, como implicações no CPF e o eleitor ficar impedido de: inscrever-se ou receber o Bolsa Família; emitir passaporte; fazer matrícula em instituições públicas de ensino; contrair empréstimos em bancos oficiais; tomar posse em cargo público e, se for servidor público, receber salário.

Na última eleição, por falta do cadastramento eleitoral, a médica Lia Gomes teve o seu pedido de registro de candidata à Assembleia Legislativa cearense negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão do Tribunal Superior Eleitoral, modificando a decisão do TRE cearense chegou atrasada.

A direção do TRE cearense, para evitar que eleitores de Fortaleza fiquem prejudicados, por não fazerem o recadastramento, tem mantido uma ampla divulgação chamando os eleitores que ainda não regularizaram suas situações, além de manter funcionando postos de atendimento em vários pontos da cidade de Fortaleza. O recadastramento é rápido e o eleitor já sai do local com o título novo.

Atente para os locais e horário de funcionamento dos postos de atendimento ao eleitor:

De segunda a sexta, das 10 às 19h, e aos sábados, das 10 às 17h:
– Posto do Via Sul Shopping;
– Posto do Shopping Parangaba;
– Posto do Shopping Benfica;
– Posto do North Shopping Jóquei;
– Posto do Shopping Riomar Fortaleza;
– Posto do Shopping Iguatemi;
– Posto do Shopping Riomar Kennedy.

De segunda a sexta, das 8 às 17h:
– Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema;
– Centro de Cidadania e Direitos Humanos, no Conjunto Ceará (Av. Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 461);
– Vapt Vupt de Messejana;
– Vapt Vupt do Antônio Bezerra;
– Unidade Móvel no Fórum Clóvis Beviláqua;
– Posto do Parque das Crianças.