Deputado Guilherme Landim aproveitou a proximidade ao recesso parlamentar para fazer uma autoavaliação dos primeiros 6 meses do mandato. Foto: Edson Júnior Pio/ALECE

Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Guilherme Landim (PDT), já sancionado pelo governador Camilo Santana, visa garantir 100% de vacinação das crianças e adolescentes do estado, tornando obrigatória a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula escolar no Ceará. “Tenho certeza que essa iniciativa garantirá a saúde de nossas crianças e adolescentes, evitando que muitos deixem de ser vacinados por conta de boatos sobre a composição das vacinas”, salientou o parlamentar na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (16).

Guilherme explicou como funcionará essa exigência. “Instituições de ensino públicas e privadas do Ceará terão que requerer, no ato na matrícula, o cartão de vacinação da criança ou do adolescente, de zero a 18 anos, para que com isso nós possamos garantir 100% de vacinação no estado do Ceará. E aí os pais que não tiverem com o cartão da criança atualizado, terão 30 dias para atualizar. Se ainda assim permanecer do mesmo jeito, será encaminhado o caso ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público da Infância e da Adolescência para a tomada de providências cabíveis com esses responsáveis, para que a gente possa garantir com isso que todas as crianças e adolescentes do Ceará possam ter acesso às vacinas”, disse o parlamentar ao blog.

Para o parlamentar, a medida protege não apenas os jovens envolvidos, mas todos que com eles convivem. “Com isso nós vamos cuidar da saúde de todos, porque uma criança que não tenha a vacinação atualizada pode estar levando para dentro da escolas essas doenças que nós achávamos que estavam erradicar e hoje nós estamos vendo voltar, como é o caso do sarampo, dentre outras”, concluiu o pedetista.

Ouça a declaração do deputado: