Deputado estadual Heitor Férrer /Foto: Blog do Edison Silva

O deputado estadual Heitor Férrer (SD) criticou, nesta sexta-feira (12), o anúncio do governador Camilo Santana (PT) sobre a destinação de R$ 219 milhões da verba pública para recuperação de estradas estaduais. O parlamentar informou que irá solicitar, junto ao Governo, todos os contratos realizados com o montante e enviará os documentos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão responsável por fiscalizar os gastos estaduais.

“Não é possível você tirar R$ 220 milhões que poderiam estar sendo aplicados em saúde pública, que está um caos, para aplicar em estradas que foram propositadamente mal construídas e o construtor enganou o governo e o povo do Ceará. Por isso que essas obras que serão recuperadas agora, eu vou pedir todos os contratos para encaminhar para o Tribunal de Contas do Estado fazer o seu papel, que é de fiscalizar as obras públicas”, afirmou Heitor Férrer.

O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) destacou a importância do investimento na malha viária cearense, mas reconheceu que as estradas cearenses se deterioram pouco tempo após serem feitas. “É inadmissível que tenhamos uma malha viária que não dure cinco anos. Muitos desses trechos, com pouco tempo que foram entregues, já se deterioraram”, defende Evandro, que ressaltou ainda a criação da Superintendência de Obras Públicas, que deverá fiscalizar as obras.

O pedetista concordou com Heitor sobre a necessidade de se fiscalizar a atuação das empresas responsáveis pelas estradas. “Tem que ter uma fiscalização mais rígida, uma cobrança mais próxima dessas empreiteiras”, defende Evandro. Apesar das críticas e de a base governista reconhecer a velocidade com que as estradas se deterioram no Estado, os parlamentares, ainda que indagados diretamente, não definiram ações, além de levar contratos ao TCE, para buscar uma solução prática para o problema.