Queiroz Filho ressalta a necessidade de aprofundar o diálogo com as instituições para que, juntos, seja efetuada a audiência pública. Foto: Divulgação

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Queiroz Filho (PDT) tem defendido a criação de uma frente parlamentar em âmbito nacional pela manutenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que atende da creche ao ensino médio, e a validade se estenderá apenas até o final de 2019.

Queiroz Filho ressalta a necessidade de aprofundar o diálogo com as instituições para que, juntos, seja efetuada a audiência pública. “O papel da Comissão é de escutar, de debater e fazer encaminhamentos de propostas. A sustentabilidade do Fundeb e o financiamento da educação são temas que não podemos ignorar. Na disputa de narrativas que vivemos no Brasil, é importante priorizarmos, independentemente de ideologia, os nossos jovens, que são o futuro do nosso país”, disse.

No primeiro semestre, um encontro para debater as pautas da audiência pública foi realizado e, na ocasião, houve consenso do colegiado para a criação de uma frente parlamentar em defesa do Fundo. “Os municípios nordestinos sofrem com o subfinanciamento na educação. Hoje o Governo Federal desvia os recursos falando em contingenciamento. Mas não vamos nos silenciar. Queremos que ecoe em Brasília e temos tido muito apoio de parlamentares federais que defendem o nosso Ceará, como o senador Cid Gomes (PDT) e o deputado federal Idilvan Alencar (PDT)”, concluiu.

Para este Blog o deputado Queiroz Filho fez uma avaliação do primeiro semestre legislativo na Assembleia: