Deputado Marcos Sobreira. Foto: ALECE.

O deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Ceará. Até janeiro deste ano ele era vice-prefeito do Município de Iguatu. O parlamentar avalia como positiva sua atuação nos seis primeiros meses desta legislatura. “É um sentimento de dever cumprido. Estive presente em quase 100% das sessões deliberativas, apresentei inúmeros projetos, alguns que já foram votados nesta Casa, já aprovados, outros em tramitação, mas o sentimento é que nesses seis primeiros meses consegui cumprir o dever enquanto parlamentar, representando o povo cearense e as comunidades onde tive a oportunidade de ser votado”.

“Acho que o mandato parlamentar não se restringe apenas ao plenário da Assembleia. Eu cumpro minha obrigação de estar aqui todos os dias despachando e conversando, mas o mandato é bem mais extenso. É o gabinete sempre recebendo lideranças, amigos, solicitações que possamos encaminhar às secretarias do Governo, são visitas a órgãos do Governo do Estado do Ceará para conseguir resolver demandas de municípios, visitas aos municípios para ouvir da base qual é o problema e o que poderemos fazer enquanto parlamentar, seja na indicação de projetos de lei, seja cobrando do Governo melhorias, soluções para realmente melhorar a vida do cearense”, pontuou quando questionado sobre o esvaziamento do plenário da Assembleia, em alguns momentos.

Para o deputado, existe uma diferença entre os poderes Executivo e Legislativo no tocante à celeridade. Segundo Marcos, a frustração no início do mandato como deputado é aceitável, mas reconhece tanto a limitação como a importância do Legislativo. “No Parlamento as coisas acontecem um pouco diferente. Pra mim é uma experiência nova, obviamente já conhecia o trabalho que meu pai e minha mãe fizeram nesta Casa (Marcelo e Miriam Sobreira), mas há um pouco de frustração no início de todo mandato de deputado, que a gente tem as forças limitadas no Poder Legislativo, mas com certeza é um Poder extremamente importante para garantir a autonomia e a democracia de qualquer país”.

Embora reconheça as limitações da Casa, Marcos Sobreira ressalta que a Assembleia possui uma boa estrutura e dá boas condições para os deputados desenvolverem seus trabalhos, ao ressaltar que recebeu colegas deputados de outro estado (Paraíba) e os mesmos ficaram surpreendidos com a estrutura do Legislativo cearense.

Acompanhe a entrevista do deputado Marcos Sobreira: