Deputado Acrísio Sena mostrou-se preocupado com os rumos que o governo federal visa dar para o ensino superior no Brasil. Foto: Edson Júnior Pio/ALECE

O deputado Acrísio Sena (PT) alertou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (16), sobre a possibilidade de extinção do ensino superior no Brasil e a importância da educação para formação profissional dos jovens.

O deputado criticou medidas sinalizadas pelo Governo Federal que, segundo ele, “sugerem o fim da carreira pública” e tiram da União a responsabilidade do financiamento da educação superior. “Como filho da classe trabalhadora, ex-aluno da UECE e da UFC, não posso concordar com o projeto anunciado pelo governo federal, que prevê cortes orçamentários e suspensão dos concursos nas instituições de ensino, que só contribuem para a privatização das universidades”, afirmou no plenário da Casa.

Acrísio lei ainda um manifesto do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) que repudia o possível projeto que possibilita a contratação dos servidores públicos de forma seletiva, e não mais por concurso, conclamando a categoria para a Greve Geral da Educação, dia 13 de agosto. Segundo o documento, o objetivo do governo é retirar da União a responsabilidade de financiamento das universidades federais. “Atualmente, apenas 15% dos estudantes brasileiros chega ao ensino superior. Isso reduz ainda mais a perspectiva de futuro de toda uma geração que nem trabalha, nem estuda e nem tem condição de pagar um curso universitário”, alertou o parlamentar.