Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza /Foto: Blog do Edison Silva

Entre os temas abordados pelos vereadores de Fortaleza na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, alguns foram relacionados aos serviços prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece). Alvo de duras críticas, a companhia foi citada em 35 requerimentos apresentados pelos parlamentares apenas no primeiro semestre de 2019.

Entre os 35 requerimentos apresentados, 15 são referentes a pedidos de soluções para problemas no serviço prestado pela empresa. Eles variam desde pedidos por manutenção de bueiros, vazamentos de água, solicitação por tampa de ferro de esgoto, regularização de abastecimento de águas determinados bairros e soluções para “crateras” formadas pelas chuvas, incluindo recuperação de asfalto.

Outros três requerimentos solicitam o envio de ofícios relacionados a queixas ao serviço prestado pela companhia. Dois deles requerem que se oficie o Ministério Público Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil para que os órgãos compartilhem informações sobre as denúncias de consumidores contra a Cagece. O segundo requer que a própria companhia envie todas as informações e documentações que embasam a revisão tarifária de 15,86% definida pela companhia para 2019.

Outras duas matérias pedem a realização de audiência pública para debater a atuação da companhia. A primeira, sobre reajustes e cobranças indevidas e abusivas feitas pela Cagece; e a segunda para debater a falta de saneamento nos bairros Boa Vista, Esplanada e Passaré.

Outro requerimento trata sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara para investigar denúncias de reajustes e cobranças indevidas da Companhia. Após parlamentares retirarem o apoio, a CPI acabou não vingando na Casa. Outro requerimento cobra da Cagece informações sobre os pontos críticos de alagamento em Fortaleza.

Dos treze requerimentos restantes, onze são pedidos para transcrição para os anais da Câmara de matérias jornalísticas veiculadas em jornais cearenses que citam a Cagece, e o, completando a lista, está o requerimento nº1208/2019, que foi aprovado e requer a realização de sessão solene para homenagear a companhia pelos 30 anos de existência.

Dos 35, 14 foram aprovados, 19 encaminhados e um arquivado.