Índia Cacique Pequena será a primeira homenageada dos vereadores de Fortaleza com a Medalha Boticário Ferreira, no início deste segundo semestre de atividades da CM.

A índia Maria de Lourdes da Conceição Alves, conhecida como Cacique Pequena, da tribo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, será homenageada na próxima sexta-feira (02), às 16 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza, com a Medalha Boticário Ferreira, sugerida pelo vereador Sargento Reginauro (sem partido).

Maria de Lourdes é chefe da referida tribo indígena e também a primeira Cacique do Ceará e do Brasil. De acordo com o vereador, “entregar essa Medalha a Pequena é, além de defender, valorizar a natureza e aquilo que ela nos proporciona”.

A honraria ganha ainda mais importância, segundo ele, em razão do fato que repercutiu nacionalmente, na última semana, quando o cacique Emyra Wajãpi, de 68 anos, da tribo Wajãpi, no Amapá, foi assassinado possivelmente por garimpeiros. Segundo informações, o líder indígena foi esfaqueado e teve seu corpo jogado no rio.

“Essa é uma evidência da violência contra os povos indígenas, portanto a valorização desses povos é a valorização da história da nossa Nação. Eles merecem respeito e reconhecimento!”, completou Sargento Reginauro.

Recentemente, o parlamentar conseguiu aprovar duas emendas ao Código da Cidade: uma sobre o direito da natureza de existir e outra sobre a ampliação da cobertura vegetal, em defesa da causa indígena.

A primeira tem o intuito de blindar a preservação e a manutenção da “Mãe Terra”, como costuma chamar Cacique Pequena. Já a segunda é sobre a cobertura vegetal, que está longe de ser o adequado. A quantidade mínima preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 m² de área verde por habitante, sendo que atualmente está em 8m². Portanto, a emenda propõe que em até cinco anos haja 12m² por habitante, ou seja, cerca de uma árvore por morador.