Câmara realiza entrega de mudas ornamentais e frutíferas /Foto: CMFor

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Antônio Henrique (PDT), reforçou, nesta quarta-feira (5), o compromisso da Casa com ações de sustentabilidade ambiental e destacou, em pronunciamento, as medidas já assumidas pelo Legislativo Municipal acerca do tema. O pronunciamento foi feito em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje.

Além da entrega de mudas ornamentais e frutíferas, realizada nesta manhã, na Câmara, Antônio Henrique destacou ações como a troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED; a instalação de torneiras automáticas e descargas com dois níveis de água nos banheiros; coleta seletiva; e reutilização da água dos ar-condicionados para rega do jardim. Medidas já em prática na Casa.

O presidente ressaltou ainda a adoção de uma conduta permanente de sustentabilidade, com a adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), demonstrando “a preocupação da Câmara Municipal em obter eficiência na atividade pública junto à preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas, protegemos a natureza e, em consequência, reduzimos nossos gastos”.

O vereador Eron Moreira (PP) sugeriu ainda ao presidente que a Câmara investisse na instalação de placas fotovoltaicas, utilizadas para a geração de energia através da luz solar. O vereador sugeriu também métodos, como a perfuração de poço profundo, para tornar a Câmara autossuficiente nos âmbitos hídrico e energético.

A programação da Semana do Meio Ambiente do Legislativo Municipal conta com a entrega de mudas ornamentais e frutíferas, o incentivo de “adoção” de um copo descartável pelos servidores e a ação “Carona Amiga”.

Agenda Ambienal

A A3P é um programa que estimula os órgãos públicos do país e servidores a implementarem práticas de responsabilidade socioambiental em atividades internas e externas, através de iniciativa voluntária e coletiva. As medidas são sugeridas com base em cinco eixos temáticos: Uso dos recursos naturais; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização dos servidores para a sustentabilidade; compras e construções sustentáveis; e gestão de resíduos sólidos.