Vereador Emanuel Acrizio /Foto: Érika Fonseca/CMFor

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, nesta quinta-feira (06), em discussão única, o projeto de lei ordinária (PLO) nº 29/2019, que dispõe sobre a realização, bienalmente, do Censo de Praças de Fortaleza. O Censo fará a contagem dos espaços públicos já afetados ou destinados à instalação de praças, incluindo os irregularmente ocupados, elaborando o Cadastro Único de Praças do Município.

“A existência de praças públicas em quantidade, bem como a sua boa conservação, significa uma escolha na priorização da qualidade de vida da população. São espaços que, além de embelezarem a cidade, propiciam a melhoria da qualidade de vida dos moradores e visitantes, constituindo-se, sempre, uma boa opção de lazer”, defende o autor do projeto, vereador Emanuel Acrizio (PRP).

O Censo deve ser realizado por um órgão designado pelo Poder Executivo ou entidade contratada e deve conter características das praças, como topografia, vegetação predominante, equipamentos e mobiliário urbano existente, iluminação e espécimes arbóreos relevantes. Além disso, o documento deve registrar a programação de limpeza e capinação e zeladoria.