Deputado Delegado Cavalcante não poupou críticas ao presidente do PSL no Ceará, Deputado federal Heitor Freire. Foto: ALECE

Os deputados estaduais André Fernandes e Delegado Cavalcante, ambos do PSL, reiteraram as denúncias contra o deputado federal Heitor Freire, presidente estadual do PSL. Os estaduais afirmaram foram orientados pela Executiva Nacional da sigla a protocolarem o pedido por intervenção no diretório cearense. As declarações foram dadas durante coletiva de imprensa concedida hoje (28), no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa.

Segundo André e Cavalcante, Heitor Freire estaria usando a presidência da sigla para beneficiar seus amigos próximos e afastando outras lideranças do PSL, formando o que foi chamado de “verdadeiro clube do bolinha” pelo deputado Cavalcante. Os denunciantes caracterizaram a gestão de Heitor como autoritária, o que teria motivado André a deixar a presidência do PSL Fortaleza.

Eles afirmaram ainda que Heitor  Freire estaria usando sua cota parlamentar para bancar o aluguel de um imóvel na rua Frei Mansueto, número 1472, sem utilizá-lo para fins de seu mandato, uma vez que despacha em outro endereço. O imóvel funcionava como sede da Lumens Light, empresa registrada no nome da mãe do deputado federal, Josefa Pereira Freire. No total, os deputados estaduais apresentaram onze motivos para a destituição de Heitor da presidência estadual do PSL, incluindo desrespeito ao estatuto do partido.

O vice-presidente estadual do PSL, João Luís,  que esteve na Assembleia acompanhando a coletiva, negou que a Executiva Nacional tenha orientado os deputados estaduais. Além disso, afirmou que a denúncia é uma estratégia de André e Cavalcante para assumirem o comando da sigla.

Segundo João Luís, a vice-presidência do PSL Ceará seria passada ao Delegado nas próximas semanas, mas agora, diante do “circo armado”, não há mais clima político para que o parlamentar assuma o cargo. João Luís afirmou ainda que toda a questão poderá ser resolvida com um pedido de desculpas por parte dos deputados estaduais.

Heitor Freire responde

No final da tarde, o próprio deputado federal Heitor Freire lançou uma nota negando as denúncias apresentadas pela dupla de parlamentares. Heitor reforçou que André e Cavalcante estariam alinhados para assumirem, respectivamente, o comando do PSL Fortaleza e a liderança da bancada do PSL na Assembleia. Fernandes deixou o cargo no início do mês, e Cavalcante já é o líder da bancada na Assembleia.