Deputado Bruno Pedrosa é o próximo a pedir licença para garantir a vaga do suplente do PP. Foto: ALECE.

O deputado estadual Soldado Noélio (PROS) vai entrar de licença a partir da próxima segunda-feira (01/07) e ficará afastado por quatro meses, sendo substituído pelo policial civil Tony Brito, que deve tomar posse ainda na próxima semana. A decisão é um procedimento que, segundo o parlamentar, é comum no partido, para dar oportunidade aos suplentes.

Termina licença para tratamento de saúde do deputado Fernando Hugo (PP) e o deputado Bruno Pedrosa (PP) poderá sair de licença, para, como o deputado Noélio, tratar de assuntos particulares. Até o fim da tarde de hoje ainda era dúvida a situação do deputado Fernando Hugo, pois dependia de uma decisão médica para suspender a sua licença ou prorrogá-la por mais 30 dias. A saída do deputado Bruno Pedrosa está condicionada à situação de Fernando Hugo.

Bruno, segundo aliados seus no PP, acertou sair de licença, na volta de Fernando Hugo, para garantir a permanência do segundo suplente do partido na Assembleia, Manoel Duca. A licença de Fernando Hugo, iniciada no dia 22 de fevereiro está terminando. O PP, de acordo com o próprio governador Camilo Santana, quer manter o suplente Manoel Duca no exercício do mandato, sempre fazendo um rodízio de licença dos seus titulares. O irmão de Manoel Duca, o primeiro suplente de deputado federal, Aníbal Gomes, também tem a promessa de estar no exercício do mandato por conta de licenças dos deputados federais governistas. Hoje, Aníbal substitui o deputado federal Mauro Filho, titular da Secretaria de Planejamento do Estado.

O primeiro suplente de deputado estadual também é do PP, Lulcívio Girão. Ele está no exercício do mandato em razão da licença do deputado Zezinho Albuquerque (PDT), para ocupar o cargo de Secretário das Cidades do Governo Camilo Santana.  Os deputados que pedem licença para o tratamento de assuntos particulares, ficam sem receber os subsídios mensais, Já os licenciam-se por recomendação médica ou para o exercício do cargo de secretários continuam percebendo normalmente os seus subsídios.

Como as licenças do pessoal do PP, a do deputado soldado Noélio também tem a finalidade de prestigiar suplente da sua agremiação. “Nós temos um compromisso no nosso partido, no PROS, que os eleitos se licenciariam em algum momento para dar oportunidade aos suplentes, que nos ajudaram a estar aqui. No PROS, nenhum dos eleitos conseguiu atingir o coeficiente eleitoral sozinho para estar aqui, então todos nós precisamos dos suplentes para poder alcançar o cargo de deputado. Tivemos esse compromisso, assim como tive quando fui vereador, quando me licenciei também por quatro meses, e estamos cumprindo”.

Noélio lembrou que é, dentre os 46 deputados eleitos, quem teve a menor votação, com 24.591 votos. Seu suplente, que obteve cerca de 13 mil, foi importantíssimo para que conseguisse chegar à Assembleia Legislativa. “Sem ele, eu nem estaria aqui”, destacou Noélio ao blog.

“É um grande profissional, já foi policial militar, é policial civil, é escrivão da Polícia Civil, conhece as dificuldades da segurança pública. Com certeza vai fazer um grande trabalho aqui por esses 4 meses e daqui a pouco a gente estará de volta, lutando junto com os deputados da oposição para colocar a política do Ceará nos eixos”.

Ouça a declaração do deputado: