Sede do TSE, Foto, José Cruz Agência Brasil.

Pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV)  propuseram à direção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um termo de cooperação técnica entre as duas instituições, visando à implementação de possíveis melhorias para o acesso ao banco de dados da Justiça Eleitoral, o Repositório de Dados Eleitorais (RDE).

Segundo o professor-adjunto da FGV George Avelino Filho e a pesquisadora da instituição Lara Mesquita Ramos, a cooperação teria por objetivo realizar estudos que viabilizem melhorias na forma como as informações são disponibilizadas por meio do RDE. No banco de dados de acesso irrestrito ao público, podem ser encontradas informações a respeito de candidatos, campanhas e pesquisas eleitorais a partir das eleições de 1945. No Repositório, também estão disponíveis as prestações de contas de partidos políticos a partir de 2017.

De acordo com os representantes da FGV, o trabalho se daria a partir do ponto de vista do usuário, de maneira a facilitar a forma com que as informações podem ser encontradas e manipuladas. Nesse sentido, a FGV propôs a formação de um grupo de trabalho com membros da Fundação e do TSE para discutir as melhorias a serem implantadas.

Os pesquisadores da FGV destacaram durante o encontro que o TSE já é reconhecido internacionalmente como uma referência em transparência. Isso, segundo eles, ocorre porque a Justiça Eleitoral disponibiliza os dados sobre o processo eleitoral em sua totalidade, ao passo que, em outros países, apenas as informações consideradas mais relevantes são acessíveis ao público.

O secretário-geral do TSE, Estêvão Waterloo, informou que a proposta da FGV será encaminhada para a avaliação da Administração do Tribunal, junto a propostas semelhantes de outras instituições, que já fizeram contato com o TSE com o mesmo propósito.

Com informações do TSE