Dra. Silvana preside a Comissão de Saúde. Foto: ALECE

Integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizam nesta quarta-feira (26) uma visita ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), para averiguar as condições de funcionamento da unidade médica de referência no Estado. Segundo a presidente da comissão, deputada Dra. Silvana (PL), a visita é amistosa e deverá anunciar verbas conseguidas para melhorias na saúde do estado.

“É uma visita de cortesia, até porque fiscalização nós fazemos sempre, mas sabemos e somos conscientes que o HGF faz mais do que poderia ser feito com os recursos que ele tem. Então, na realidade, vai ser uma visita de cortesia, para anunciar recursos para eles. Estaremos lá como uma mão amiga”, garantiu Dra. Silvana, uma das mais críticas ao atendimento daquele hospital, juntamente com o deputado Heitor Férrer.

Motivação da visita

No último dia 29 de maio, o deputado Heitor Férrer (SD) foi à tribuna da Assembleia e fez um pronunciamento pedindo que a Comissão de Saúde da Casa, da qual faz parte, fizesse uma visita ao HGF, após ter recebido denúncias de colegas médicos sobre o mau funcionamento de diversos setores do hospital. “O intuito do requerimento que eu solicitei a ida ao HGF é no sentido de contribuir para o hospital. Porque muitas vezes no hospital, o diretor não tem como impor um pedido porque é um cargo de direção dado pelo governo, então ele não pode muitas vezes fazer um discurso contundente. O secretário de Saúde, da mesma forma, não é dono do cofre. O dono do cofre é o governador, portanto cabe a nós deputados irmos in loco, saber as dificuldades que o Hospital Geral passa, que nós sabemos que passa, até porque tem depoimentos de médicos, e vamos lá saber para a gente pode cobrar do governador”, disse Heitor ao blog.

Verba disponível

A deputada Dra. Silvana explicou que novos recursos chegarão ao Ceará para serem investidos no setor da saúde. Segundo a parlamentar, serão R$ 1,5 milhão para o custeio da saúde em Fortaleza, e mais R$ 12,5 milhões para o governo do Estado. Segundo ela, os recursos não são carimbados especificamente para o Hospital Geral de Fortaleza, “mas o nosso interesse é ajudar prioritariamente o HGF e os pequenos hospitais também”, acrescentou Silvana.