O governador Camilo Santana assina o contrato de financiamento ao lado de secretários, inclusive Zezinho Albuquerque, das Cidades, cuja secretaria será a responsável pela execução do projeto. Foto: Governo do Ceará.

O governador Camilo Santana assinou na manhã desta quarta-feira (26), em Brasília, financiamento de 50 milhões de Euros com o Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW) para implementação do Programa Águas do Sertão. Com contrapartida de 12,5 milhões de euros do Governo do Estado, o programa receberá investimento total de 62,5 milhões de euros e será executado pela equipe comandada pelo secretário Zezinho Albuquerque, das Cidades.

“Esse projeto vai consolidar nossa posição pioneira em termos de políticas de saneamento rural. O financiamento ampliará a oferta de serviços de água, principalmente nas áreas mais afastadas do Ceará. Temos feito um esforço muito grande para não deixar faltar água aos cearenses e melhorar as condições de saneamento básico”, afirmou o governador Camilo Santana, que estava acompanhado dos secretários das Cidades, Zezinho Albuquerque; do Planejamento, Mauro Filho; do executivo de Saneamento das Cidades, Paulo Henrique Lustosa; e do procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos.

Águas do Sertão

O programa vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas e tem por objetivo fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida, por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O programa também visa fortalecer o modelo de gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), e realizar melhorias nas condições sanitárias das localidades beneficiadas, assim como garantir a proteção e utilização mais eficiente dos recursos hídricos.

Repercussão imediata na Assembleia

Ainda na manhã desta quarta-feira, a assinatura do contrato repercutiu na Assembleia Legislativa do Ceará. Líder do governo na Casa, o deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania) afirmou que a boa saúde financeira do estado ajudou na captação desses recursos a serem utilizados no saneamento básico. “É importante o estado do Ceará se utilizar da sua saúde financeira para, nesse momento de crise nacional econômica, a gente poder captar recursos de instituições de fomento”, disse o parlamentar, afirmando que esses aporte financeiro de R$ 280 milhões (já convertendo em reais) será de suma importância para a implantação de uma política cara como a de saneamento. Ouça a declaração do parlamentar:

Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Guilherme Landim (PDT) também teceu elogios à iniciativa. “Vários municípios do estado do Ceará vão ser contemplados com sistemas de abastecimento de água, atendendo dentro da casa das pessoas, levando água de qualidade para o Interior, para as regiões rurais também. É fundamental o governo ter essa iniciativa de ir atrás desses financiamentos internacionais”, ressaltou Landim ao blog. Ouça a declaração do deputado: