Senador Cid Gomes e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, na convenção estadual do PSD /Foto: Blog do Edison Silva

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, vê com bons olhos o fim das coligações proporcionais, que deverá entrar em vigor nas eleições municipais de 2020. Para o ex-ministro, que esteve na Assembleia Legislativa do Ceará nesta sexta-feira (07) para prestigiar a convenção estadual da sigla, a medida provocará uma maior identificação entre eleitores e partidos.

Para Kassab, a mudança vai “fazer com que o eleitor conheça com mais profundidade os partidos para que os partidos, cada um, procure a sua identidade, porque é essa identidade que vai fazer com que o eleitor consiga definir o seu voto”.

O senador Cid Gomes (PDT), que também prestigiou o evento, concorda com o ex-ministro e defende que a “coligação proporcional muitas vezes acaba desvirtuando a vontade do eleitor”. Segundo Cid, seria possível que, em algum dos mais de cinco mil municípios cearenses, através das coligações, um eleitor do PT elegesse um vereador do PSL, ou vice-versa.

“Eu acho que o Congresso Nacional deu um passo importante para o fortalecimento e para uma identificação mais clara dos partidos quando impede, proíbe coligações proporcionais. E isso seria bem vindo no futuro para deputados estaduais e federais”, afirmou Cid.