Deputado não apresentou indícios ou provas que confirmassem a denúncia apresentada por ele, assim, o procedimento indícios ou provas que confirmassem a denúncia apresentada por ele,  MPCE arquivou procedimento. Foto: Pio Jr./ALECE.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) arquivou, nesta sexta-feira (28), a representação protocolada pelo deputado estadual André Fernandes (PSL) contra o deputado estadual Nezinho Farias (PDT), por suposto envolvimento com o crime organizado, segundo denúncias por ele recebido em seu gabinete, dando como base do envolvimento um projeto apresentado pelo deputado Nezinho, aprovado na Comissão de Justiça com o voto do próprio Fernandes. Segundo a assessoria do Ministério Público, a medida foi tomada devido à falta de provas ou indícios para embasar a denúncia.

“O deputado estadual André Fernandes prestou depoimento, na tarde desta sexta-feira, na Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). Como o parlamentar não apresentou indícios ou provas que confirmem a denúncia apresentada por ele, o procedimento no MPCE foi arquivado”, informa o assessoria do MPCE. Antes o deputado havia marcado dia e horas para comparecer à sede da Procuradoria de Justiça, para entregar documentos e prestar outros esclarecimentos, mas não compareceu.

André Fernandes acusou Nezinho de tentar facilitar, através de um projeto de lei que regulamenta jogos virtuais, a lavagem de dinheiro por parte de facções criminosas. O denunciante foi além e afirmou que o pedetista teria tido sua campanha financiada por facções e, agora, estaria contribuindo retribuindo o apoio. Por isso Nezinho processa civilmente o deputado Fernandes, cobrando, inclusive danos morais.

Na semana passada, André chegou a afirmar que apresentaria novas provas e levantar suspeitas sobre uma possível quebra de sigilo por parte do MPCE, que teria vazado o nome do deputado denunciado. Nezinho chamou o colega de irresponsável pela denúncia.

O deputado André Fernandes já foi notificado pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, da representação contra ele feita pelo PSDB e pelo PDT. Ele está dentro do prazo para oferecer os seus esclarecimentos sobre a denúncia que fez contra os deputados, no plenário da Assembleia, antes de levar denúncias ao Ministério Público contra Nezinho, de que estava recebendo denúncias, em seu gabinete, do envolvimento de deputados com o crime organizado.

Sobre o tema acompanhe comentário do jornalista Edison Silva: