Deputado Júlio César Filho é o líder do governo na AL. Foto: Blog do Edison Silva

Diferentemente do que ocorrera nas semanas anteriores, o governo do estado não encontrou dificuldades para aprovar suas matérias na Assembleia Legislativa do Ceará, na última semana. Apesar de a ampla maioria dos deputados estaduais ser apoiadora do governo Camilo Santana (pelo menos 38 dos 46 no total), por duas vezes a oposição conseguiu impedir importantes votações, no mês de maio, sob a alegação de falta de quórum.

Não conseguir o quórum mínimo de 24 parlamentares representou um alerta do que poderia significar a existência de insatisfações na base governista. Se a reunião entre os deputados e o governador, na última segunda-feira (26) foi a responsável por alguma mudança nesse sentido, é difícil afirmar. O que se pôde perceber é que, mesmo com a sessão plenária da última quinta (30) tendo se estendido bem mais do que de costume, havia sempre um número folgado de deputados da base para aprovar as matérias.

Dessa forma, o governo conseguiu aprovar, na semana passada,  não apenas a anistia e remissão do ICMS para empresas que praticam refino de Petróleo e Gás Natural, pauta que já havia caído na semana anterior à reunião entre Camilo e os deputados, por falta de quórum; como também aprovou a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas de vendas online e a criação de 42 novos cargos em comissão para o Poder Judiciário.