Vereador Michel Lins toca sanfona, no início do seu pronunciamento, na sessão desta quarta-feira (22), em defesa da “Liberdade Junina”. Foto: Câmara Municipal de Fortaleza.

O vereador Michel Lins (Cidadania) subiu à tribuna, nesta quarta-feira (22), para voltar a defender o projeto intitulado por ele como “Liberdade Junina” que garante a participação das quadrilhas juninas em festivais que recebem recursos públicos, independentemente da federação organizadora.

O vereador deu início ao seu pronunciamento tocando, em uma sanfona, a música introdução de Asa Branca (composição: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) para rebater as críticas de vereador Márcio Martins (PROS), ligado à Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce).

Michel denunciou que Márcio usa a Federação para fins eleitorais e afirmou ainda ter sido pressionado pelo colega a manter um evento que está produzindo ligado à Fequajuce. Ontem, Márcio afirmou que não era “do meio” das quadrilhas e, em uma transmissão, ao vivo, no Facebook, voltou a criticar o colega pelo projeto envolvendo as quadrilhas.

“A questão não é a entidade. A questão é a utilização da entidade, que vossa excelência tem utilizado, para os fins políticos. Ontem, o vereador Márcio Martins me expôs aqui, e eu tenho que o expor também. Ano passado, meu festival esteve ligado à Fequajuce. Este ano, como eu decidi, por liberdade junina, ir para outra entidade, o vereador Márcio Martins me disse que eu iria ficar sem nenhuma quadrilha junina e que meu evento ficará prejudicado”, afirmou Michel.

Michel, que ocupa a presidência da Comissão de Cultura, Desporto e Lazer, afirma ter sido procurado por dirigentes de várias quadrilhas e promotores de festivais sobre a proibição, imposta pelos estatutos das federações juninas, de filiadas a determinadas federações a participar de eventos juninos, firmar convênio ou ter suas logomarcas ligadas a ações de outras entidades. Márcio Martins é vice-presidente da Comissão.

Veja o momento em que o vereador toca sanfona, um pequeno trecho de Asa Branca, do cearense Humberto Teixeira e do pernambucano Luiz Gonzaga.

Disputas por obras

Já o vereador Paulo Martins (PRTB) usou a tribuna para anunciar obras da Prefeitura de Fortaleza, entre elas uma areninha no bairro Serrinha, e afirmou que alguns vereadores resistem à entrada de colegas em suas zonas eleitorais. O pronunciamento foi mal interpretado pelo vereador Joaquim Rocha (PDT), entendendo que o recado fosse uma indireta para ele.

Paulo Martins se desculpou pelo mal entendido e ambos concordaram sobre serem vereadores de Fortaleza, e não de algum bairro específico. “Não existe essa história de bairro ser de determinado vereador, ou de determinada liderança”, esclareceu Paulo, que não esclareceu para quem era o recado.