Dois vereadores usaram a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta quarta-feira (29), convocando a população a comparecer ao Ato de Defesa da Educação que acontece em todo o Brasil, nesta quinta-feira (30). O primeiro a ocupar o espaço foi o vereador Evaldo lima (PCdoB), que se dirigiu, inicialmente, aos estudantes do Centro Educacional São Mateus, que assistiam à sessão plenária na galeria da Casa.

“Os muitos problemas da democracia devem ser resolvidos com mais democracia, mais transparência, participação popular e conhecimento das instituições públicas”, afirmou Evaldo. O vereador reforçou ainda que a Educação é o pilar fundamental no País e que a manifestação se dará em defesa da “ciência, da pesquisa, da inovação e da educação pública de qualidade.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) reforçou o convite à população para participar do ato e, assim como o colega, destacou a importância da participação dos jovens. “Em todos os momentos cruciais da história do nosso País, a juventude foi sempre a vanguarda da resistência política, da resistência democrática, da luta por direitos, especialmente os direitos sociais”, afirmou o petista.

Em Fortaleza, a concentração para o ato será na Praça da Gentilândia, a partir das 14 horas, avisaram os dois vereadores.

Voz contrária

A vereadora Priscila Costa (PRTB) também falou sobre o ato marcado para amanhã, mas posicionou-se contrária à manifestação. Segundo ela, há uma contradição no ato, pois não se poderia ser a favor da educação e contrário à Reforma da Previdência proposta pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), já que a medida é considerada vital para saúde financeira do País.