Maia espera que a Reforma da Previdência seja votada neste primeiro semestre. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, reafirmou que espera votar a reforma da Previdência (PEC 6/19) até o final do primeiro semestre. Segundo ele, o cronograma de votação está sendo construído em conjunto com o governo e os partidos que apoiam a proposta.

Maia participou nesta sexta-feira (31) da convenção nacional do PSDB e a sigla fechou questão em relação à reforma. “Os partidos mais liberais estão todos seguindo esta linha, e o fechamento de questão do PSDB é uma sinalização decisiva para que a gente coloque a reforma nos trilhos logo e vote na comissão especial e tenha os votos para aprovar até o final do primeiro semestre [no Plenário]”, disse.

Maia também comentou o texto alternativo à Reforma da Previdência apresentado pelo deputado João Maia (PL/RN), por meio de emenda. Para o presidente da Câmara, é importante saber quais os pontos de divergência e de convergência com o texto original, encaminhado pelo Executivo, para facilitar a aprovação da proposta tanto na comissão, como no Plenário. “Assim, vamos ajustar com o relator com mais tranquilidade um texto que seja viável de ser aprovado”, reforçou.

Ontem, 30 de maio, o relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB/SP), afirmou que vai tentar antecipar a apresentação de seu parecer, mas o prazo final é 15 de junho. O tucano paulista terá de analisar 277 emendas apresentadas à proposta.

Com informações da Agência Câmara.