O deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS). Foto: Câmara dos Deputados.

Tramita na Câmara dos Deputados Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 296/19  que tem por objetivo sustar o decreto do presidente Jair Bolsonaro (9.797/19) que flexibiliza a política nacional de controle de armas. A proposta, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS).

O decreto foi editado para excluir o direito de porte de fuzis para cidadãos comuns, previsto no Decreto 9.785/19, publicado dias antes. A possibilidade de civis comprarem fuzis foi muito criticada, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF), o que levou o presidente a vetar esta parte do decreto.

Apesar da mudança, o petista gaúcho argumenta restar ainda ilegalidades no novo decreto. O texto, por exemplo, amplia o direito de porte de arma de fogo para todos os advogados do País. O primeiro decreto restringia o porte às pessoas que de fato exerciam a advocacia. Para o deputado, o governo exagerou do seu poder regulamentar nos dois diplomas legais. De acordo com a Constituição, o Congresso Nacional pode suspender a execução de atos que extrapolam o poder do governo.

 

Com informações da Câmara dos Deputados.