Falta de saneamento atinge pessoas em todo o país. Foto: Agência Brasil.

A Medida Provisória que atualiza o Marco Legal do Saneamento (MP 868/18), que aguarda análise do Plenário da Câmara dos Deputados, foi duramente criticada, nesta terça-feira (21), em seminário das Comissões de Desenvolvimento Urbano, de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, de Legislação Participativa e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

Os participantes foram unânimes em dizer que, se aprovada, a MP vai significar a privatização do difusão dos serviços. O ponto mais contestado do texto já aprovado em comissão especial é a vedação dos chamados “contratos de programa”, firmados entre estados e municípios para prestação dos serviços em colaboração.

Aqueles contrários à proposta disseram que, sem esses contratos, a maioria das cidades brasileiras – especialmente as menores – teria de recorrer à privatização dos serviços, por não ter condições de fazê-lo por conta própria. Por outro lado, as empresas privadas priorizariam as cidades grandes. “95% do saneamento básico brasileiro são prestados pelo serviço público. Não é possível com uma MP, de uma hora para outra, construir algo novo”, criticou o secretário executivo da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), Francisco dos Santos Lopes.

Projeto de lei

Lopes pediu aos parlamentares que não aprovem a medida e defendeu o debate do assunto com mais tempo, por meio de projeto de lei e com a participação das entidades do setor e da sociedade.

Por sua vez, o representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Sérgio Gonçalves, considerou a Medida Provisória um retrocesso. O Brasil, na opinião dele, deveria estar discutindo melhorias para o saneamento básico e não o desmonte do Estado de bem-estar social. “A Abes declara-se contrária à MP. Ela não traz nada de bom. Ela não avança, ela não universaliza, ela não aponta para os desafios. Cadê o acesso a recursos? Como se dá a melhoria da prestação do saneamento? A MP tem um viés notório voltado para o mercado, onde vamos criar bolsões de excluídos”, reclamou Gonçalves.

Tentativa frustrada

Na avaliação do deputado Frei Anastacio Ribeiro (PT/PB), um dos parlamentares que sugeriram o seminário, o governo de Jair Bolsonaro insiste em uma tentativa já frustrada anteriormente de entregar o serviço de água e esgoto às empresas privadas. O mesmo assunto já havia tramitado no Congresso no ano passado por meio de outra MP, a 844/18, que perdeu a validade.

“A aprovação da MP significará a total desestruturação do saneamento básico no Brasil a fim de atender aos interesses do segmento privado. A água deve ser tratada como direito do povo e não como mercadoria. Haverá aumento da conta de água, uma vez que o setor privado lida tão somente com o lucro”, comentou o parlamentar paraibano.

Menos recursos

O presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Pedro Blóis, acrescentou que há uma ação orquestrada pelo governo de não liberar recursos para investimento no saneamento, a fim de dizer que a única solução para o problema são as empresas privadas. “Temos 100 milhões de brasileiros, segundo as empresas privadas, sem acesso ao saneamento. E aí? Elas vão resolver o problema desses 100 milhões ou vão aumentar para 150 milhões?”, questionou.

Outro que sugeriu o seminário, o deputado Marcelo Nilo (PSB/BA), disse que, se a MP for aprovada, quase 400 municípios da Bahia serão prejudicados no abastecimento de água. “Não à essa medida provisória. Ela visa exclusivamente a atender ao capital, aos empresários”, reforçou.

O deputado Joseildo Ramos (PT/BA), que sugeriu e presidiu o evento, lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) preconiza como direito humano fundamental o acesso à água limpa e ao saneamento básico. Para não perder sua validade, a MP 868/18 precisa ser votada pela Câmara e pelo Senado até o dia três de junho. A deputada Erika Kokay (PT/DF) disse que os parlamentares contrários vão obstruir essa e outras matérias contrárias aos interesses da população.

Com informações da Agência Câmara.