Vereador Eron Moreira

O patrono da Educação brasileira, Paulo Freire, ganhou um defensor, nesta quinta-feira (02), na Câmara Municipal de Fortaleza: vereador Eron Moreira (PP). O parlamentar rebateu a declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL), concedida a uma criança de oito anos de idade, sobre a possibilidade de ela vir a se tornar patrona da educação.

“Quem sabe nós temos uma patrona da educação, não mais um patrono muito chato. Não precisa falar quem é, que temos até o momento, vai ser mudado. Estamos esperando alguém diferente”, afirmou o presidente em mais uma declaração contrária ao sociólogo e pedagogo pernambucano Paulo Freire, considerado um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia e terceiro teórico mais citado mundialmente em trabalhos acadêmicos.

Dr. Eron lembrou que Paulo Freire influenciou o movimento Pedagogia Crítica e destacou “seu viés didático está alicerçado no entendimento crítico de que o aprendiz assimilaria o objeto de estudo utilizando uma prática de dialética nativa, dentro de sua própria realidade”.

“No momento em que qualquer pessoa desqualifica e nega Paulo Freire, o faz pela ignorância. O patrono me representa e representa o lume do caminho libertador da escravidão educacional, do desconhecimento, desinformação e alienação cultural”. Finalizando, o vereador ressalta que “não podemos nos calar diante desse premeditado golpe, representa uma bandeira perigosa e uma guerra ideológica, fruto do projeto de governo do atual presidente.”, encerrou Eron.