Deputada Augusta Brito. Foto: Agência Assembleia.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) destacou, nesta sexta-feira (03), na tribuna da Assembleia Legislativa, a realização de uma audiência pública para debater o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que será realizada no dia três de junho.

O Fundeb, responsável por 50% do orçamento por aluno a cada ano em pelo menos 4.810 municípios, tem validade até 31 de dezembro. Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (PSL)ainda não enviou qualquer proposta para o Fundo. “É importante observar, também, que 60% de todo o dinheiro do Fundeb serve para pagar salários de professores, um recurso fundamental para garantir o piso salarial do magistério”, afirmo Augusta.

A audiência foi requerida pela Frente Ampla em Defesa da Educação, em processo de construção na Casa e que hoje com o apoio dos deputados Acrísio Sena (PT), Elmano Freitas (PT), Renato Roseno (Psol) e o presidente do colegiado, Queiroz Filho (PDT), além da própria Augusta.

A deputada ressaltou ainda, em entrevista a este blog, a preocupação do colegiado com o atual cenário da educação no Brasil, diante do corte de 30% das verbas para universidade federais, anunciado nesta semana pelo Ministério da Educação.

Segundo Augusta, a Frente visitará as universidades federais localizadas no Ceará para debater o atual cenário da educação e, em seguida, recorrerá à bancada federal cearense para que as medidas propostas durante esses encontros possam ser levadas ao Congresso Nacional.