Resultado final foi de 23 votos à favor e 14 contrários ao projeto de liberação de bebidas. Foto: Blog do Edison Silva.

Logo cedo, na Assembleia Legislativa cearense, nesta quinta-feira (9), os comentários davam conta das ausências que iriam ocorrer na sessão de votação do projeto do deputado Evandro Leitão, por conta da pressão que eles tinham sofrido, de representantes do Governo do Estado, para não proporcionarem a rejeição do projeto que permite a venda de bebidas alcoólicas nos estádios cearenses, assim das mudanças de comportamento de outros parlamentares, que tinham mudado de posição e iriam votar a favor do projeto. Como o deputado Soldado Noélio falou da tribuna da Assembleia, reservadamente alguns governistas diziam que o governador Camilo Santana havia falado com alguns deputados.

O deputado Manoel Duca, segundo correligionários seus, teria sido um dos abordados pelo governador Camilo Santana, para votar pela aprovação do projeto do deputado Evandro Leitão.  Além dele, eram citados como comprometidos em mudar de posição os deputados Marcos Sobreira, um dos que estiveram na linha de frente em oposição à venda de bebidas nos estádios, a deputada Augusta Brito e o seu companheiro de PCdoB, e o deputado Bruno Gonçalves, que por sinal, no dia anterior, quarta-feira, fez um pronunciamento contra o projeto.

A deputada Augusta Brito em nenhum momento apareceu no plenário da Assembleia, ontem. O deputado Carlos Felipe, embora estivesse na Casa, mais cedo, só no início da tarde registrou sua presença, chegou a falar, mas com um discurso diferente dos anteriores contrário ao projeto. Ontem o deputado falou sobre as consequências da ingestão de bebidas, mas apontou a dificuldade do Estado em desembolsar, mensalmente, R$ 700 mil para manutenção do Castelão, quase a metade do custo de um hospital no Interior, onde serão realizadas centenas de cirurgias e milhares de atendimentos outros. Mesmo presente o deputado não votou.

O deputado Marcos Sobreira recebeu a solidariedade da mãe, a ex-deputada Mirian Sobreira. Votou contra o projeto, mas sua única manifestação foi contestar a afirmação do deputado Soldado Noélio, quanto à interferência do governador para ajudar a aprovar o projeto. Marcos disse que esteve com Camilo no fim de semana e o governador não tratou do assunto com ele.

Nem todos os 40 deputados que marcaram presença na sessão de ontem votaram, por outras razões que não as especuladas. Faltaram à sessão de ontem a deputada Aderlânia Norões, que há dias não tem ido à Assembleia, a deputada Patrícia Aguiar, além de Bruno Gonçalves, Augusta Brito e Lucílvio Girão. Este, guarda luto pela morte do seu irmão, o ex-vereador de Fortaleza, Luciran Girão, acontecida no início da semana.