Sérgio Aguiar defendeu que policiamento na Região Metropolitana seja ampliado. Foto: Blog do Edison Silva

Durante seu discurso no primeiro expediente desta terça-feira (21), o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) demonstrou preocupação com a retirada do grupamento militar daquele município de Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza.

“A desativação da permanência do destacamento da Polícia Militar em Pindoretama, fazendo com que Cascavel e Aquiraz tenham que dar esse reparo, não será vantajoso para a população. Ela já não tem grandes indicadores de índices de violência, mas não é por isso que podemos preceder dessa continuidade desse trabalho. Dentro da delegacia de Polícia Civil existem espaços para que possa haver esse funcionamento, e os policiais militares serviriam de auxiliares, de assessoramento também, além de ser o local para a base do 190 estar mais próxima da comunidade ser ativada em caso de qualquer ação que viesse necessitar a presença da Polícia Militar”, disse o parlamentar.

Aguiar apelou por providências por parte de autoridades do Estado. “Por isso que nós estamos levando ao Nelson Martins (assessor de Relações Institucionais), ao governador Camilo e ao Cel. Alexandre (Comandante Geral da PMCE), além do secretário André Costa (Secretário da Segurança Pública e Defesa Social), que verdadeiramente continue a ter esse destacamento da PM no município de Pindoretama, para que não comprometa em ações que venham a surgir justamente pela fragilidade desse sistema. Ao invés da gente diminuir o esforço em municípios da Região Metropolitana, eu acho que a gente deve ampliar esse raio de atuação”, concluiu, em conversa com o Blog.

Em discurso posterior, pelo tempo de liderança do partido (Patriotas), o deputado Bruno Gonçalves também tratou do assunto. Ele buscou tranquilizar a população de Pindoretama, afirmando que a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) já está conseguindo um rádio para receber diretamente as chamadas do 190.

Gonçalves garantiu que haverá cobertura policial 24h por dia na cidade, pois hoje os policiais de plantão têm que ser rendidos em municípios vizinhos, deixando o município sem policiamento por algumas horas do dia.

Ouça a declaração do deputado Sérgio Aguiar: