Primeira-dama de Caucaia, deputada Érika Amorim espera que obra seja solução definitiva para o problema. Foto: Blog do Edison Silva

A deputada estadual Érika Amorim (PSD), primeira-dama de Caucaia, avaliou a audiência pública realizada esta semana para tratar do avanço do mar na Praia do Icaraí. Ela afirmou ter sido muito boa a audiência, que contou com parlamentares da base do governo e da oposição. “Essa problemática do Icaraí é antiga, mas que devido à questão do alto investimento em recurso, ainda não foi solucionada”, disse Érika Amorim.

No evento, a Prefeitura de Caucaia expôs o projeto que foi aprovado em dezembro de 2018, com orçamento de R$ 28 milhões, e que está na União, ainda por ser empenhado. Érika Amorim cobrou que seja iniciado imediatamente alguma ação eficaz para a solução do problema, para que não se continue gastando com medidas paliativas. Ela lembrou que, nos últimos oito anos, foram gastos R$ 22 milhões para tentar frear o avanço do mar, mas que não fora suficiente. “Precisamos de soluções concretas. A população exige isso, é um dever nosso buscar essa força com o Governo Federal. E a gente entende que o município, sozinho, jamais resolverá, ele não vai ter força para resolver. E essa não é uma problemática somente da gestão municipal, tem que ter município, Estado e União para efetivar essa solução para o Icaraí”, cobrou a deputada.

Questionada sobre o orçamento, cujo relator da proposta é o deputado federal cearense Domingo Neto (PSD), a deputada afirmou que vai se encontrar pessoalmente com o parlamentar. “Conversei diretamente com o deputado Domingos Neto, que ficou de nos receber em Brasília, tanto ele quanto Heitor Freire (PSL) e Capitão Wagner (PROS). Nós solicitamos, inclusive, ao deputado Domingos Neto, que é o líder da bancada cearense, que tentasse mobilizar os demais deputados, para que seja uma comitiva maior e a gente busque essa agenda com o ministro. O secretário da Integração Nacional já ficou de nos receber na quarta-feira pela manhã, porém nós estamos aguardando a confirmação de agenda com o ministro”, explicou. Érika afirmou ainda que o deputado Soldado Noélio (PROS), que discursou sobre o assunto há alguns dias, além do prefeito Naumi Amorim, confirmaram presença na comitiva que irá à Brasília na próxima semana.