A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia, da Câmara dos Deputados, reuniu, nesta terça-feira (21), nas suas dependências, parlamentares e representantes de cooperativas de diversos setores da economia no Seminário de Formação de Lideranças e Interação Política, evento realizado a pedido do deputado João Daniel (PT-SE). Para o deputado, é necessário alterar a legislação para favorecer as cooperativas dos pontos de vista tributário e de crédito.

“Nossa legislação não foi feita para as cooperativas. Queremos reunir uma grande frente na Câmara e no Senado para fortalecer esse sistema alternativo, que representa um novo projeto de sociedade, organizada em cooperativas e redes solidárias”, disse.

Arildo Mota Lopes, presidente da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), defendeu a aprovação de propostas como a Lei Geral do Cooperativismo, a Lei Geral da Economia Solidária e o Ato Cooperativo. A Lei Geral do Cooperativismo, por exemplo, pretende atualizar uma legislação de 1971.

“Essas pautas são importantes inclusive para facilitar investimento e crédito. Hoje não é tão fácil, por exemplo, oferecer garantias reais em operações de crédito. Esse setor representa fatia importante do PIB brasileiro”, disse.

Com informações da Câmara dos Deputados.