O presidente Jair Bolsonaro  com agenda para a Região Nordeste. Foto: Agência Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve visitar a Região Nordeste, em viagem oficial, pela primeira vez deste que assumiu o mandato, na próxima sexta-feira (24), quando vai lançar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Durante a visita, o presidente vai se reunir com 11 governadores: os nove nordestinos, incluindo o cearense Camilo Santana (PT), e os de Minas Gerais e Espírito Santo.

A agenda do presidente na região começa em Petrolina (PE), onde participa da entrega de um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida. De lá, Bolsonaro segue para a capital pernambucana, Recife, onde anunciará um acréscimo de R$ 2,1 bilhões ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, destinado a obras de infraestrutura. Ao todo, o fundo passará a ter um orçamento total de R$ 25,8 bilhões em 2019.

Ainda em Recife, o presidente se reunirá com os 11 governadores no Instituto Ricardo Brennand. Além dos governadores, parlamentares nordestinos que cobravam a ida de Bolsonaro à região também estão sendo convidados. No Nordeste, segundo o Ibope, 40% das pessoas consideram o governo ruim ou péssimo. É a pior avaliação entre as regiões brasileiras.

Encontros recentes

Bolsonaro se reuniu com os governadores do Nordeste no início deste mês, no Palácio do Planalto. Na ocasião, foram debatidas alterações na proposta da Reforma da Previdência para proteção dos mais pobres no Nordeste, além do envio de mais recursos aos estados. Após o encontro, os governador divulgaram uma carta aberta criticando o bloqueio de 30% do orçamento livre das universidades públicas e cobrando a retomada de obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacionais, como alternativa de combate ao desemprego, que está em 15,3% na região.

Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, elaborado pela primeira vez no âmbito da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), é uma obrigação constitucional que começou a ser feita no governo Michel Temer.

Com Base em dados do IBGE, o plano estabelece 41 regiões prioritárias para investimentos, além das nove capitais dos estados. O Plano visa  fortalecer a geração de emprego, expansão do saneamento básico, diminuição das desigualdades de renda e de indicadores como mortalidade materno-infantil e analfabetismo.

Com informações do jornal O Estado de S.Paulo