Foto: Blog do Edison Silva.

Presidentes das assembleias legislativas dos estados do Maranhão, Piauí, Paraíba e Sergipe (o da Bahia mandou um representante) participaram, nesta sexta-feira (05), da audiência pública de lançamento da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do Banco do Nordeste (BNB), na Assembleia Legislativa do Ceará. A audiência contou com as presenças do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e de deputados estaduais e federais e vereadores da Capital cearense.

Durante o encontro, o presidente da Assembleia cearense, José Sarto (PDT), destacou o caráter apartidário da Frente. Os deputados estaduais Danniel Oliveira (MDB), Romeu Aldigueri (PDT) e Moisés Braz (PT), proponentes da audiência, também reforçaram o caráter apartidário e destacaram a importância do BNB para o desenvolvimento do Nordeste. O emedebista ainda anunciou um encontro, articulado por ele e pelo deputado federal Moses Rodrigues (MDB), com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), quando será discutido o fortalecimento do banco e outras pautas da bancada federal nordestina.

Foto: Blog do Edison Silva.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou que  vai entrar em contato com os dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos  para fortalecer a campanha. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), também esteve presente no encontro.

Presidentes das assembleias

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), avaliou que a articulação nordestina é fundamental para o desenvolvimento dos estados. “É lamentável que, ao invés da ação do Governo Federal ser de estimular e fortalecer o BNB para diminuir as diferenças regionais, fale-se mais em retrocesso e em diminuição do papel do poder público”, criticou.

Foto: Blog do Edison Silva.

Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado Adriano Galdino (PSB) salientou que o Nordeste sempre foi preterido em relação a outras regiões. Para o parlamentar, o momento requer a união dos nordestinos em defesa de suas instituições, sobretudo do BNB, “uma instituição pública de muita grandeza, que traz emprego, renda e qualidade de vida ao nosso povo, não pode ser diminuída”, enfatizou.

O deputado Themístocles Filho (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, acredita que o Governo Federal deve mandar mais incentivos para a região nordestina. “O Nordeste precisa se impor mais. Temos um potencial enorme para ajudar nosso País, e o BNB faz parte dessa história”, apontou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), parabenizou o presidente do Poder Legislativo cearense, deputado José Sarto, e os demais deputados da Casa, pela iniciativa de juntar gestores em defesa do Banco do Nordeste. Para Luciano Bispo, a instituição financeira deve ser fortalecida e ampliada em termos de atuação e as ações do órgão devem ser debatidas pelos parlamentares nordestinos. “Promover debates para falar da atuação do BNB é legítimo, mas diminuir a atuação do banco vai na contramão da geração de empregos e renda, que é o que o nosso País precisa agora”, assinalou.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Nelson Leal – PP), o deputado estadual  Eduardo Sales (PP) destacou que o banco já faz parte da história do Nordeste brasileiro, atuando de forma diferenciada. “O Banco do Nordeste tem identidade própria, é fundamental na vida das pessoas e tem um efeito social tremendo”, avaliou. “Temos que nos unir para que não se faça injustiça com quem fez tanta justiça, como o BNB, ao longo dos anos”, acrescentou.