Mauro Benevides recebe Recebe Medalha Iracema. Foto: Prefeitura de Fortaleza.

O prefeito Roberto Cláudio entregou, na manhã deste sábado (13/04), a Medalha Iracema edição 2019. A solenidade, realizada no Teatro São José, faz parte das comemorações do aniversário de Fortaleza e teve como grandes homenageados o empresário Pio Rodrigues, o ex-senador Mauro Benevides e o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira.

Mauro Benevides é dos políticos cearenses de grande respeitabilidade. Ao longo dos aproximadamente 60 anos de vida pública exerceu todos os cargos do Legislativo, começando como vereador de Fortaleza, deputado estadual, chegando a presidir a Assembleia Legislativa cearense, foi deputado federal e senador da República, quando assumiu a presidência do Senado e do Congresso Nacional.

Solenidade de entrega da Medalha Iracema . Foto: Prefeitura de Fortaleza.

Mauro Benevides teve uma significativa importância na Constituinte de 1988, sendo o seu vice-presidente. Ulisses Guimarães, um dos seus mais próximos aliados dentro do MDB foi o presidente da Constituinte, e o responsável pela que designação de Constituição Cidadã, a Carta promulgada em 1988.

Personalidades

O prefeito Roberto Cláudio, em seu pronunciamento na solenidade de entrega da Medalha Iracema disse que naquela ocasião o Município estava “homenageando hoje personalidades de caráter, de trabalho, legado e estirpe que construíram essa Cidade com suas lutas, crenças paixões, teimosias e que apostaram nelas pelo bem de Fortaleza”, afirmou o Prefeito.

A medalha, que é a maior comenda do Poder Executivo Municipal. Este é o segundo ano em que a Prefeitura de Fortaleza concede a outorga que faz parte das comemorações do aniversário da Capital, que, neste dia 13 de abril, completa 293 anos.

Em 2018, foram homenageados o cantor e compositor Raimundo Fagner, a jornalista Adísia Sá e o professor e arquiteto Liberal de Castro.

Com informações da Assessoria da PMF.