Baquit quer moralização dos Consórcios de Saúde. Foto: Assembleia Legislativa.

Nos últimos dias no plenário da Assembleia Legislativa cearense têm sido vários os pronunciamentos de deputados da base do governador Camilo Santana denunciando politicagem, a partir de empreguismo e má utilização de recursos públicos nos consórcios formados pelas prefeituras do Interior em parceria com o Governo do Estado. Só na sessão desta quarta-feira (03) foram três os deputados que ocuparam a tribuna do Legislativo estadual para criticarem os consórcios, foram vários outros deputados, em aparte, no mesmo tom de discurso.

Os consórcios são formados por grupos de prefeitos, em uma mesma região, com recursos de cada um dos municípios integrantes do grupo, além da participação pecuniário da Secretaria de Saúde, com o objetivo de cuidarem dos equipamentos públicos de saúde primária e secundária, onde as populações são atendidas.  Os consórcios também contam com ambulâncias para, se preciso for, transportar pacientes que reclamem cuidados especiais de saúde.

Os comandos dos consórcios são eleitos pelos prefeitos que os integram e pelo representante do Governo do Estado em cada uma das localidades. Os deputados estaduais e federais têm interesse em eleger um prefeito seu para ser dirigente, por isso a disputa fica acirrada, por vezes reclamando a interferência do governador para atender a esse ou aquele parlamentar correligionários. Nas regiões de Camocim e Acaraú, por exemplo, a briga está grande.

O deputado Osmar Baquit (PDT), hoje, foi um dos que falou da tribuna da Assembleia sobre a escolha dos presidentes dos consórcios. Segundo ele, a solução para acabar com os problemas é  buscar uma solução técnica, posto que, como acontece atualmente, pela articulação política entre deputados e prefeitos, gera desgaste para o Governo do Estado, além de não contemplar as necessidades dos municípios. “É preciso algo que determine essa escolha, pois esses consórcios não estão olhando para a população, estão circulando em torno de uma discussão entre políticos que, no fim, não resolve nada”, frisou.
Além de Osmar Baquit, também falaram hoje sobre a necessidade de mudança na escolha dos administradores, e na resolutividade dos consórcios, os deputados Agenor Neto, que cobra informações do Governo sobre consórcio na região centro sul, e o deputado Carlos Felipe. Ambos, aliás, já falaram anteriormente sobre o mesmo assunto, também discutido numa audiência pública realizada na tarde de hoje, no complexo de comissões da Assembleia, com a presença do Secretário de Saúde estadual, Dr. Cabeto.