Abraham Weintraub, novo ministro da Educação de Bolsonaro – Foto: Rafael Carvalho/Divulgação Casa Civil.

O presidente Jair Bolsonaro exonerou, nesta segunda-feira (8), o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e anunciou o professor Abraham Weintraub para o cargo, por meio de postagem no Twitter.

Em entrevista exclusiva à Rádio Jovem Pan, o presidente Jair Bolsonaro comentou a demissão de Ricardo Veléz Rodriguez. De acordo com ele, faltou “gestão” e “expertise” para gerir a pasta.

“Basicamente, [faltou] a questão da gestão. O ministro não tinha essa expertise, aí foi acumulando uma série de problemas e, lamentavelmente, chegamos à situação em que tivemos que substituir nosso querido Vélez. É uma pessoa simpática, amável e competente, mas a questão da gestão deixou a desejar”, afirmou o presidente.  “A gente não pode continuar sangrando um ministério que é importantíssimo. Eu até disse no começo do mandato sobre a educação. Se buscarmos um ponto de inflexão da educação em quatro anos, já será uma grande vitória nossa, dado o aparelhamento que existe nas instituições”, disse o presidente à emissora.

Na postagem, o presidente disse que o futuro ministro tem a qualificação necessária para ocupar o comando da educação no país.  “Abraham possui mestrado em Administração na área de Finanças pela FGV e MBA Executivo Internacional pelo OneMBA, com título reconhecido pelas escolas: FGV/Brasil, RSM/Holanda, UNC/Estados Unidos, CUHK/China e EGADE-ITESM/México. Tem ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta”, escreveu Bolsonaro em sua conta no Twitter.

Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Weintraub foi executivo do mercado financeiro, atuou no grupo Votorantim e foi membro do comitê de Trading da BM&FBovespa. Em 2016, coordenou a apresentação de uma proposta alternativa de reforma da previdência social formulada pelos professores da Unifesp. Weintraub atua como secretário executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx Lorenzoni. Ele assumirá o lugar do colombiano Ricardo Vélez.

“Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados”, acrescentou o presidente.

Vélez esteve hoje (8) de manhã no Palácio do Planalto, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, e deixou o local pela saída privativa, sem falar com a imprensa.