Unidade de Atendimento do Sine IDT. Foto: Governo do Estado do Ceará.

O financiamento das políticas públicas na área de trabalho executadas pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) será discutido em uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Ceará. O debate será realizado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (23), a partir das 15h30min.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que alerta para o comprometimento da atuação do Sine/IDT nos últimos cinco devido a cortes sistemáticos de recursos para sua manutenção. Segundo o parlamentar, a redução no orçamento estaria reduzindo os serviços oferecidos à comunidade, ocasionando o fechamento de postos e suspensão de atividades como a Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

“O Ceará, que era uma das principais referências do País, no âmbito do Sine, há mais de 30 anos, está se convertendo em exemplo típico de retrocesso e desmonte feito pelo Governo, do qual se esperaria o contrário”, afirma o deputado.

Foram convidados para a audiência pública representantes do Ministério Público do Trabalho, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, Superintendência Regional do Trabalho e IDT. Roseno chegou a propor ainda a formação de uma comissão de parlamentares em defesa das políticas de trabalho e emprego no Estado.