A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (4) para a apresentação do relatório do Banco Mundial que propõe uma reforma para o Sistema Único de Saúde, o SUS.

O deputado Ricardo Barros (PP-PR), ex-ministro da Saúde e autor do requerimento de realização do debate, afirma que entre 2016 e 2018 foram economizados R$ 5 bilhões no setor, reinvestidos na ampliação da oferta de serviços públicos, entre outras ações.

“Mesmo com todo o esforço feito pelos governos federal e estaduais, ainda existe um gargalo no sistema, que passa pela necessidade de informatização para integração dos sistemas e demais ações que todos os setores envolvidos devem participar”, disse. Ele acredita que o estudo do Banco Mundial poderá colaborar com a execução de políticas para fortalecer e tornar mais eficiente e acessível o serviço público de saúde.

Foram convidados para a audiência pública o o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Leonardo Moura Vilela; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; e  o presidente do TCU, ministro José Mucio Monteiro.

A audiência será realizada no plenário 7, a partir das 9h30.

Com informações da Agência Câmara.