Lançamento do Observatório Trabalhista. Foto: PDT.

O senador Cid Gomes anunciou nesta quinta-feira (11), no plenário do Senado Federal, o lançamento do Observatório Trabalhista, ocorrido na sede do PDT, marcando os 100 primeiros dias do Governo Bolsonaro. De acordo com Cid, o observatório é uma plataforma criada pelo PDT para avaliação do Governo Federal, que vai acompanhar, com indicadores trimestrais, as ações em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, segurança e cultura.

O senador afirmou que ainda é cedo para fazer uma avaliação mais detalhada, mas destacou que a execução orçamentária dos primeiros três meses já demonstra que houve queda expressiva em investimentos nas áreas de saúde, educação e ciência e tecnologia. “E isso não é digressão, são números objetivos e isso tem efeito prático na vida das pessoas”, afirmou.

Cid Gomes citou, por exemplo, doenças como dengue e sarampo, que voltaram a assombrar o País. “Comparando o primeiro trimestre desse ano com o do ano passado, houve um aumento de 264% nos casos de dengue. Foram 62,9 mil casos nos três primeiros meses do ano passado e esse ano foram mais de 220 mil. O sarampo, que era uma doença já erradicada, voltou”, informou.

De acordo com Cid, esses são os indicadores que precisam de fato ser acompanhados e que interessam ao povo brasileiro. Ele criticou as pseudo-polêmicas criadas pelos próprios integrantes do Governo e defendeu que está na hora de o presidente e seus ministros começarem a governar de fato. “É hora desse governo acordar e de fato atentar para suas responsabilidades”, finalizou.

Durante o lançamento do Observatório, o ex-ministro Ciro Gomes fez uma avaliação sobre os 100 dias do Governo Bolsonaro, e apresentou indicadores que serão atualizados de forma permanente e colaborativa. O encontro foi o primeiro de uma série, que também vai acontecer no Rio e São Paulo. O “Observatório Trabalhista” é uma ferramenta colaborativa composta de monitoramento de indicadores econômicos e sociais do Governo, que incluem saúde, economia, segurança, educação e cultura, ciência e tecnologia, entre outras.

“A ideia é que a gente tente trazer para o Brasil as melhores práticas que já foram brasileiras da democracia”, definiu Ciro, ao explicar para o público presente no evento, também integrado pela imprensa, que o objetivo do PDT é, por meio dessa iniciativa, realizar uma oposição propositiva, fazendo uma avaliação criteriosa das propostas e ações do Governo, por meio de um debate democrático junto à população.

De acordo com o balanço apresentado por Ciro, em 100 dias de governo, o investimento na prosperidade do Brasil foi ignorado. Ao mesmo tempo, o Brasil fez acordos para entregar a base de Alcântara com os Estados Unidos, em uma negociação sem contrapartida, assim como a alteração na política de vistos, que passa a permitir a entrada de estadunidenses no País de forma irrestrita, mantendo, porém, as exigências para os brasileiros que desejam visitar aquele país.

Investimentos

Um dos destaques da apresentação foi a análise dos índices econômicos – que apresentaram queda acentuada -, e nos investimentos na área social, o menor desde 1947, quando esse índice começou a ser aferido.

“Esse é um número que nós temos que vigiar, porque o que importa, hoje, para a população brasileira, são as 27 mil obras paradas no Brasil. Nenhuma delas foi retomada nesses 100 dias”, alertou Ciro.

Em relação à evolução do desemprego, que hoje já chega a 13,1 milhões de desempregados no País, os gráficos apresentados denunciam a falta de uma previsão de queda. Também chamou a atenção dos pedetistas os cerca de 30 milhões pessoas da chamada população subutilizada, “um dos indicadores mais trágicos da deterioração econômica de uma nação”, frisou Ciro. “Você tem capacidade de produzir 100 e está produzindo 70, 40, 30, porque a economia não dá espaço, mesmo para que você empregado, utilize plenamente a sua capacidade de utilização”, explicou.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Senador Cid Gomes.