Foto: Pixabay.

Projetos e pronunciamentos na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) têm sido pautados, constantemente, pela defesa da causa animal. A vereadora Larissa Gaspar (PPL), que milita na causa, usou a tribuna, nesta quarta-feira (17), para cobrar fiscalização da lei que proíbe o uso de tração animal por estabelecimentos de comercialização de materiais de construção. O tema tem sido recorrente nos trabalhos da Casa, como já noticiou este Blog.

A parlamentar cobrou uma maior atuação da Frente em Defesa dos Animais – recriada recentemente sob a presidência da vereadora Cláudia Gomes (PTC) – que passou, ainda segundo a parlamentar, os primeiros dois anos (2017-2018) sem sequer se reunir.

Outro que tem apresentado projetos relacionados à causa animal é o vereador Ésio Feitosa (PPL). Só hoje, foram dois projetos: os de indicação nº 116/2019, que regulamenta o Programa Animal Comunitário, e nº 124/2019, que inclui conteúdos de direito dos animais e proteção animal no programa curricular das escolas públicas.

Também na pauta desta quarta-feira, esteve o projeto de lei ordinária (PLO) nº 117/2019, do vereador Márcio Martins (PROS), que inclui no calendário oficial de Fortaleza o mês de abril como da prevenção contra a crueldade animal, também chamado de Abril Laranja. O parlamentar também é autor do PLO 70/2019, que prevê a proibição do uso de plumas e penas de origem animal em fantasias. Ontem (16), ainda constou na pauta o PLO nº 114/2019, também da vereadora Larissa, instituindo o Código Municipal de Proteção aos Animais. Em dois dias, foram quatro projetos relacionados ao tema, além do uso da tribuna.